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Conheça as melhores ferramentas de SEO
05jun

Conheça as melhores ferramentas de SEO

melhores ferramentas de SEO

Você sonha alcançar o topo dos rankings em buscas por suas palavras-chave segmentadas?

Essa talvez seja uma das suas prioridades, mas imagino que você tenha concorrência. Mesmo que você esteja tentando obter rankings para palavras-chave de cauda longa, há outros usando a mesma estratégia.

Um link building de alta qualidade é o alicerce da maior parte das campanhas SEO. Esse não é o único fator que determina o ranqueamento, mas é definitivamente um dos mais importantes.

A questão é que talvez você saiba que o link building é importante, mas não tenha certeza de como fazer isso de uma forma que dê resultados e ao mesmo tempo não te deixe em maus lençóis com o Google. 

Eu entendo isso. Há estratégias black hat e white hat, e muitos não entendem qual é a diferença.

Ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO são essenciais para quem busca atingir o topo do Google e aumentar a visibilidade da própria empresa. Afinal, com elas é possível identificar problemas e encontrar soluções como em um passe de mágica! Mas primeiro é preciso conhecê-las para escolher a que melhor se adequa ao seu negócio.

Muitos acreditam que uma vez aplicadas as técnicas de SEO, não há mais trabalho a ser feito.

Porém, esse pode ser um terrível engano.

Isso porque, caso você não se lembre, SEO é um conjunto de técnicas as quais têm como objetivo otimizar páginas na web para melhor posicionamento nos resultados de busca e, assim, aumentar a visibilidade da sua empresa.

Portanto, como não poderia ser diferente, ele tem como base os critérios usados pelos sites de pesquisa, como o Google, para eleger os melhores conteúdos para determinada consulta.

Como esses critérios visam, única e exclusivamente, proporcionar uma boa experiência ao usuário, eles vivem em constante mudanças conforme aparecem novidades tecnológicas.

E é por isso que uma vez que você começou a adotar as técnicas de SEO não dá para simplesmente achar que todo o trabalho já foi feito, pois é preciso fazer uma análise SEO e checar se as táticas utilizadas ainda são eficazes e, se não, atualizar para as mais recentes.

Ferramentas de SEO para análise de conteúdo

Quando falamos de produção de conteúdo para SEO, a palavra-chave é um dos fatores mais importantes no ranqueamento. É a partir da leitura delas que o Google consegue assimilar a relevância da página para cada pesquisa do usuário. Isto é, elas informam aos robôs de busca qual o tema daquele conteúdo.

Buscar palavras-chave para o seu artigo ou página institucional é essencial, pois são elas que trarão mais tráfego orgânico ao seu site. Você pode achar que a escolha delas é algo simples, no entanto, saiba que muitos profissionais acabam limitando o potencial dos seus conteúdos por pensar assim.

Então, usando as ferramentas de SEO que mostraremos a seguir, você vai ter acesso a uma infinidade de palavras-chave. Essas que serão as responsáveis por seu site aparecer em uma maior quantidade de resultados de busca.

Ferramentas de Link Building

O Link Building leva a autoridade ao site dos clientes.

O planejamento do setor é feito de modo que o algoritmo do Google possa entender a relevância do site para determinadas pesquisas, colocando-­os em melhores posições na SERP.

Para isso, é necessário realizar um processo complexo de prospecção, um bom relacionamento com editores de sites e um trabalho árduo de discussão de pautas, deixando o link de acordo com a estratégia.

Ferramentas de Link Building

Benefícios de usar ferramentas de SEO

Acredite: usar uma ferramenta de análise SEO pode te trazer muito mais benefícios que apenas otimizar seu tempo ao realizar essa tarefa.

Isso porque a automatização desse processo vai te ajudar até chegar mais rápido a estratégias mais assertivas de divulgação.

Sim, é isso mesmo que você entendeu! Pois no fim das contas essa plataforma vai te apresentar um relatório muito mais completo que qualquer funcionário conseguiria fazer, o que vai te ajudar a encontrar soluções de maneira mais simples.

Assim, com a análise de SEO pronta você consegue tomar decisões mais rápidas, arrumar o que deve ser ajustado e se preparar para ter a sua marca vista por um número cada vez maior de pessoas.

Isso porque ao otimizar suas técnicas, as suas chances de obter um posicionamento melhor nos resultados do Google ou de qualquer outro mecanismo de busca serão muito maiores!

E essa é uma das principais formas de se aumentar a visibilidade e a importância da sua marca no mercado, afinal só aparece nas primeiras posições aqueles sites que são referência no assunto.

Por isso, se você quer ficar cada vez mais perto de conseguir aumentar seu número de clientes, o primeiro passo pode ser começar a usar uma ferramenta de análise SEO.

E aí, ficou animado? Então vamos conhecer agora o TOP 5 das melhores ferramentas de SEO para te ajudar nessa tarefa!

Google Keyword Planner

A primeira ferramenta de análise de palavras-chave que mostraremos é o Google Keyword Planner. Fornecida gratuitamente pela plataforma de anúncios do Google Ads, esta ferramenta é uma das mais utilizadas entre os profissionais de marketing digital.

Essa ferramenta do Google surgiu com o principal objetivo auxiliar os anunciantes em suas campanhas de links patrocinados. Porém, por mostrar dados relevantes sobre as palavras-chave, ela também se tornou objeto de desejo dos criadores de conteúdo.

Com ela você pode encontrar palavras-chave relacionadas, o volume de buscas, bem como a concorrências e o custo por clique de cada uma. E, apesar dessas duas últimas funções serem voltadas aos anunciantes, é possível obter muitos insights para o seu conteúdo com ela.

WooRank

O WooRank é de fácil acesso e possui uma base na web que gera análises instantâneas de websites, além disso oferece uma variedade de dados juntamente com uma lista de tarefas de melhorias para manter a qualidade do site, tais como: otimização nos resultados de busca; adicionar tags nas imagens e ainda como obter backlinks para nosso blog.

O site pode ser utilizado de três maneiras, sendo:

  • A opção com um período de experimentação gratuita;
  • O Plano Premium, que é indicado para agências e permite 5 análises avançadas;
  • O Plano Pro, para webmasters e permite 1 análise avançada.

Você pode fazer uma análise básica apenas seguindo as informações a seguir. Se preferir pode optar por utilizar o sistema por 14 dias grátis, para isso é necessário criar uma conta no site.

Majestic SEO

Majestic SEO

O Majestic SEO é uma ferramenta web capaz de elaborar relatórios sobre backlinks, Keywords e também coletar outras importantes informações sobre a situação de seu site a partir de uma única URL.

A ferramenta que usa sofisticados algoritmos de pesquisa tem ganhado espaço entre profissionais de SEO e das agências de otimização por oferecer informações muito úteis e sempre atualizadas a um preço justo.

Para a utilização do Majestic, existem diversos tipos de pacotes que vão do gratuito até a chamada “Conta Premium”. Das opções pagas, o plano mais barato custa cerca de 80 reais por mês e plano mais caro chega a 680 reais.

Vale lembrar que quanto mais “Premium” for o seu pacote, maior será a quantidade de informações e a frequência de relatórios disponíveis no site.

SEMrush

SEMrush

  • Paga
  • Objetivo: ferramenta completa com funcionalidades como pesquisa de palavras-chave, monitoramento de posições, análises de link building e mais

O SEMrush é um painel super elaborado que relata o desempenho de domínios como um todo e suas páginas específicas. O site oferece inúmeros kits de ferramentas, um dos quais é um kit de ferramentas de SEO. A ferramenta de SEO ainda disponibiliza:

  • Auditoria SEO técnica
  • Posição no ranking
  • Ideias para ganhar mais tráfego orgânico
  • Inteligência competitiva
  • Auditoria e análise de backlinks

Trata-se de uma das melhores ferramentas SEO de pesquisa de palavras-chave.

Essa funcionalidade do SEMrush, é um dos principais recursos do kit de ferramentas, permitindo que você insira uma página do seu site para ver quais palavras-chave está classificando, qual é a classificação da página para essa palavra-chave, o volume de pesquisa mensal da palavra-chave e muito mais.

O restante do conjunto de ferramentas de SEO permite que você:

  • Compare o desempenho da sua página com a concorrência
  • Pesquise palavras-chave adequadas
  • Aproveite oportunidades semelhantes de SEO na página

Ubersuggest

Ubersuggest

Bom, vamos à segunda sugestão, também disponibilizada gratuitamente: a Ubersuggest. Essa ferramenta é uma das mais intuitivas para você que pretende trabalhar com conteúdo e busca mais opções para gerar tráfego em seu blog ou site institucional.

Essa ótima ferramenta de SEO, criada pelo Neil Patel, possui várias funções e uma interface limpa, que facilita o seu uso. Nela, além do volume e palavras-chave relacionadas, você tem acesso a outras informações, como a análise SERP, a dificuldade de ranquear e até o tráfego estimado.

O sistema de resultados do ubersuggest baseia-se no autocomplete do Google. Isto é, aquelas sugestões de busca oferecidas pelo próprio buscador. Portanto, não deixe de utilizá-la, pois essa ferramenta oferece, com precisão, as tendências de busca do momento.

Screaming Frog Spider Tool

Se você deseja melhorar as classificações da sua página no Google, você precisa conhecer o Screming Frog Spider.

Screaming Frog Spider Tool

Essa ferramenta de SEO é uma das mais completas quando o assunto é melhorias On Page. Ela simula os robôs de busca e identifica oportunidades em seu site, entre elas: otimização em URLS, links quebrados, imagens pesadas, conteúdos duplicados e muitos outros fatores que compõe um site.

O Screaming Frog possui duas versões – a gratuita, que possui algumas limitações, e a paga. Portanto, se você pretende utilizar a ferramenta sem ser interrompido, investir nela significa segurança de bons relatórios.S

Google PageSpeed Insights

Como sempre, o Google nos oferece as melhores soluções em termos de ferramentas de SEO.

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta que não precisa ser utilizada com frequência. Porém, seguir as recomendações indicadas por ela trará uma grande diferença no carregamento e, consequentemente, na experiência do usuário.

Google PageSpeed Insights

A velocidade é uma das questões On-page mais importantes na visão dos buscadores. Então, já que ninguém gosta de um site lento, veja algumas das orientações passadas pela ferramenta:

·         Otimização de imagens;

·         Compactação de códigos (HTML, CSS e JavaScript);

·         Redirecionamentos de página;

·         Tempo de resposta do servidor;

·         Armazenamento de Cache.

Para finalizar, essa ferramenta disponibiliza relatórios únicos para Mobile e Desktop e, em ambos os casos, é emitida uma nota de 0 a 100 de acordo com a avaliação.

Curso Seo de Verdade

Uma dica de ouro é que você precisa saber usar todas essas ferramentas. Um bom curso de SEO é capaz de fazer com que você domine todas elas e saiba exatamente o que fazer para utiliza-las.

A minha dica aqui fica para o Curso do Tico Santos chamado SEO de Verdade. Você consegue fazê-lo totalmente online e ele tem aulas para iniciantes e para pessoas que já trabalham e querem aprimorar suas técnicas de SEO.

Vale muito a pena. O curso que custava cerca de R$3.000 por ano agora está em promoção para os leitores aqui do site, custando apenas R$1200,00 anuais – uma bagatela.

Conclusão

Não gaste todos os seus recursos em link building, já que há outros fatores de SEO que merecem sua atenção. No entanto, certifique-se de que você tem um sistema preparado para a construção de links de alta qualidade que terão um impacto positivo em seus rankings.

Espero que essa apresentação de ferramentas de SEO tenha te deixado mais confiante sobre essa parte da sua estratégia.

Você tem experiência com alguma dessas ferramentas? Que outras ferramentas você adicionaria à essa lista? 

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